Jornal em Movimento
Pesquisa

"Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho"
Por Engrácia Bastos (Professora), em 2014/06/062810 leram | 0 comentários | 215 gostam
Palestra sobre "Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho", realizada por Técnico Superior da ACT
“Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho”

Diogo Ribeiro, 10ºD

No passado dia 28 de abril, pelas dez horas e quinze minutos, a turma do 10º ano do curso Profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural e a turma do 12º ano do curso Profissional Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos, da escola Santos Simões, dirigiram-se para o anfiteatro da escola sede para assistirem a uma palestra sobre Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho, dinamizada pela docente Engrácia Bastos, no âmbito do PES (Projeto para Educação e Saúde).
O representante da ACT (Autoridade para as Condições do Trabalho), Dr. Alcino Xavier da Silva, foi o palestrante.
A professora Engrácia Bastos abriu a sessão para apresentar o orador e, em seguida, o Dr. Alcino solicitou aos alunos que se apresentassem.
De início, começou por nos falar dos estágios profissionais, dos contratos de trabalho e da importância do trabalhador estar devidamente informado sobre os seus direitos, desde o primeiro dia de trabalho. Alertou para três situações fundamentais: obrigatoriedade de inscrição do novo trabalhador na Segurança Social, por parte da entidade patronal; número da apólice do seguro de acidentes de trabalho e doenças profissionais; e exame médico de aptidão física para o exercício da profissão. Referiu, também, que, em caso de incumprimento da entidade empregadora, o trabalhador pode denunciar junto da ACT, fazendo prova de que é trabalhador com o recibo do ordenado, não sendo obrigatório apresentar o contrato formal de trabalho. Ainda a propósito dos direitos e deveres dos trabalhadores, o Dr. Alcino preveniu-nos em relação à possibilidade de existir um contrato coletivo de trabalho, resultante de um acordo entre os diversos empregadores do setor e os sindicatos, o que pode originar direitos e deveres específicos.
Entretanto, o palestrante esclareceu que, precisamente no dia 28 de abril de cada ano, se comemora o “Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho”, cuja temática central para 2014 incide nos Químicos. Falou-nos sobre as alterações, impostas pela União Europeia, para 2015, relativa aos novos símbolos/pictogramas que se observa nos rótulos. Na sequência deste assunto, teve a gentileza de nos oferecer um folheto informativo.
Posteriormente, abordou as medidas necessárias a um bom desempenho no trabalho e no quotidiano das pessoas, fornecendo recomendações sobre a posição correta da secretária de trabalho ou de outro objeto de igual porte, bem como da importância de ter a cadeira com o tamanho ideal, apoios para pulsos/pés, entre outros. Lembrou, ainda, os cuidados a ter com o acesso sempre fácil ao material usado com mais regularidade: agrafador, furador, papel, etc., de forma a evitar lesões na coluna vertebral e nos membros. Em suma, elucidou-nos sobre as vantagens de atendermos à ergonomia no trabalho, bem como sobre o seu impacto no bem-estar das pessoas e na produtividade das empresas.
Por fim, o Dr. Alcino Xavier deu-nos a conhecer alguns exercícios que se podem e devem executar durante o trabalho, alguns dos quais sentados, outros de pé, uns para as mãos, outros para as costas, com vista a protegermos a nossa saúde.
No encerramento da sessão, a plateia agradeceu e aplaudiu de forma entusiástica o palestrante.
Na minha opinião, iniciativas destas são uma mais-valia a todos os níveis. A meu ver deve haver mais oportunidades como esta.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe