Jornal em Movimento
Pesquisa

Visita de estudo à Coindu - Arcos de Valdevez
Por Engrácia Bastos (Professora), em 2017/06/071555 leram | 0 comentários | 181 gostam
No dia 2 de junho, as turmas de Comércio (10ºE e 11ºE) visitaram a Coindu - Fábrica de componentes para a indústria automóvel, em Arcos de Valdevez
No dia 2 de junho, no âmbito das disciplinas da área técnica do curso, e da disciplina de Matemática, os alunos do 10ºE e 11ºE, do curso profissional Técnico de Comércio, visitaram a empresa Coindu - Fábrica de componentes para a indústria automóvel, em Arcos de Valdevez.
Os alunos foram guiados pelo Eng. Marcelo Freitas e observaram a produção de estofos para grandes marcas mundiais como a Audi, a Volkswagen, a BMW ou a Porsche, detendo fábricas em Portugal (Famalicão e Arcos de Valdevez), na Roménia e no México. Esta empresa com sede em Joane, Vila Nova de Famalicão, foi inaugurada, em Janeiro de 2001, no concelho de Arcos de Valdevez.
Empresa com 860 trabalhadores tem contribuído para a dinamização da região e do país, uma vez que contribui para um incremento significativo das exportações. De referir que, as suas exportações representam 99,7% do volume de negócios da empresa. Além desta unidade fabril, o parque empresarial onde está inserida, “abriga” a subsidiária Coindu Coutur, que diversificou a sua atividade para o setor de marroquinaria, dedicando-se ao fabrico de componentes para artigos de viagem. Esta empresa foi também visitada e guiada pelo Eng. responsável pela unidade fabril.
O Eng. Marcelo Freitas referiu a importância da empresa para a criação de postos de trabalho e para o impulso da economia local, uma vez que os trabalhadores foram contratados no concelho e nas zonas limítrofes.
Aos alunos foi-lhes explicado todo o processo da construção de um assento de automóvel desde a chegada dos materiais ao armazém, seguindo a inspeção do couro, corte do couro, desbaste do couro, laminação do couro, inspeção das peças cortadas, corte do tecido, preparação dos componentes, costura e embalagem, onde todas as capas de assentos são acomodadas em caixas de cartão, conforme solicitado pelo cliente. Todas as peças são controladas em termos de rótulos, dando à Coindu total controlo do processo.
Da parte da tarde visitamos o Concelho, dirigimo-nos para a zona ribeirinha, onde os alunos puderam desfrutar da natureza e do lazer.
As docentes e os alunos estão muito gratos aos responsáveis das empresas do grupo Coindu, pela oportunidade enriquecedora que concederam, dispensando colaboradores para prestarem esclarecimentos de grande utilidade à formação dos alunos.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe