Jornal em Movimento
Pesquisa

Alunos do Curso de Comércio visitam Pingo Doce
Por Engrácia Bastos (Professora), em 2016/12/221294 leram | 0 comentários | 197 gostam
Os alunos do Curso Profissional Técnico de Comércio (10ºE e 11ºE) realizam visita de estudo ao "Hipermercado Pingo Doce", no Braga Parque
No dia 5 de dezembro de 2016, as turmas do Curso Profissional Técnico de Comércio (10ºE e 11ºE) participaram numa visita de estudo orientada ao Hipermercado Pingo Doce, localizado no Braga Parque, dinamizada pelas docentes Alice Pereira, Engrácia Bastos e Lucília Cardoso.
A nossa receção no Pingo Doce esteve a cargo da Dra. Elisabete Mesquita, diretora comercial da entidade de distribuição, que delegou noutra colaboradora - com funções de chefia - a incumbência de nos acompanhar durante a visita aos vários espaços da loja, armazéns, restaurante, bar, cozinha, gabinete de apoio ao cliente, departamento logístico, gabinete de Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho, espaços reservados a cargas, descargas e expedição de produtos, etc.
A visita de estudo visava, entre outros aspetos, proporcionar aos alunos momentos de aprendizagem diferentes do contexto da sala de aula, motivá-los para a área do comércio, conhecer a logística inerente ao setor da distribuição, bem como a política de comunicação e de atendimento ao público; compreender as lógicas e metodologias subjacentes ao processo de armazenagem das mercadorias, apreender as estratégias de exposição dos produtos no espaço comercial, identificar o tipo de equipamento e as tecnologias utilizados; visualizar as principais zonas do armazém, nomeadamente a receção, a embalagem, o armazenamento, a expedição, e familiarizar os alunos com as funções dos colaboradores afetos aos diferentes postos de trabalho.
Demos início à visita com a apresentação da nossa guia que, por coincidência e sorte, é nossa conterrânea e, provavelmente por esse motivo, nos recebeu com muito entusiasmo e simpatia, procurando mostrar-nos todos os setores e zonas mais improváveis, de modo a potenciarmos a utilidade pedagógica da nossa presença no local.
Momentos antes de prosseguirmos com a visita, a guia teve a oportunidade de nos advertir que, sendo aquele dia segunda-feira, seria expectável que nos deparássemos com alguma desorganização na loja e falha de artigos nas prateleiras, devido à enorme afluência de clientes durante o fim de semana, o que dificultava a reposição da totalidade dos stocks no início da semana. Porém, essa situação foi pouco percetível, pois confrontámo-nos com uma decoração cuidada, atrativa e alusiva à quadra natalícia.
A técnica responsável da loja fez questão de alertar os alunos para prática reiterada da política do cross- merchandising pela Loja do Pingo Doce, explicando-lhes que se trata de uma estratégia que tem por finalidade recordar os clientes da eventual necessidade de adquirirem certos produtos, expondo-os no ponto de venda junto de outros com relação direta de consumo, por exemplo, pão de forma e torradeiras, carne e grelhadores, whisky e preservativos.

Após a visita aos setores mais importantes da loja e de ser anunciado o corredor central reservado às promoções da semana, dirigimo-nos para um piso superior onde se encontrava o restaurante, a cozinha, a panificação, as câmaras frigoríficas, onde tivemos a possibilidade de observar o processo de confeção de pão e de outros alimentos, a preparação de refeições, bem como o armazenamento das principais matérias-primas. Entretanto, a anfitriã conduziu-nos para os armazéns de mercadorias e referiu que, diariamente, são doados muitos alimentos para uma associação da Cruz Vermelha de Braga, cujo prazo de validade esteja a expirar.
A guia procurou esclarecer todos os pormenores associados a cada setor ou compartimento por onde passávamos, inclusivamente teve a gentileza de nos conduzir ao gabinete de saúde/estética, para apoio ao cliente.
Na reta final da visita fomos encaminhados até ao departamento de controlo logístico e, por fim, foi-nos oferecido um lanche, na presença de uma assistente da direção, que partilhou connosco que o Pingo Doce proporciona uma sessão gratuita de circo a todas as crianças das freguesias circundantes.
No decurso da visita de estudo, a guia enalteceu a política de valorização dos Recursos Humanos por parte da administração, na medida em que lhes faculta formação gratuita e progressão na carreira.
O balanço da visita foi muito positivo, sendo uma experiência amplamente enriquecedora para os alunos, uma vez que lhes proporcionou a consolidação de aprendizagens adquiridas em contexto escolar no âmbito do curso, pelo facto de terem a possibilidade de contactar com todos os setores da entidade, abrangendo múltiplas realidades associadas às disciplinas da área técnica do Comércio e Economia.
As docentes responsáveis pela visita estão muito gratas ao Grupo Jerónimo Martins por esta oportunidade concedida aos alunos, permitindo-lhes aliar o saber teórico à aprendizagem prática in loco, considerando-a uma mais-valia para a sua formação, tendo excedido as expectativas de todos. Assim, reconhecem não só a disponibilidade e abertura à comunidade, bem como o sentido de responsabilidade social desta organização económica patente nesta experiência e nas suas boas ações quotidianas em prol do bem-estar social.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe