Jornal em Movimento
Pesquisa

Embaixadora do GUIdance à conversa com alunos
Por Engrácia Bastos (Professora), em 2016/02/131081 leram | 0 comentários | 202 gostam
Embaixadora da dança Leonor Keil à conversa com alunos do 10ºE, sendo acompanhada pela Dra. Sandra Barros do CCVF e do Dr. João Cardoso da UM
No dia 2 de fevereiro, os alunos do 10ºE da Escola Santos Simões tiveram o privilégio e a honra de conhecer pessoalmente a prestigiada bailarina Leonor Keil, que com eles partilhou a sua experiência profissional no âmbito da dança, tendo-os elucidado sobre a sua verdadeira paixão – a dança contemporânea -, estabelecendo a comparação com outros estilos de dança, nomeadamente o clássico, no que concerne às especificidades técnicas.
Leonor Keil adotou um registo informal, mas eloquente, na interação com os jovens alunos, não se coibindo de confidenciar que a sua carreira na dança parecia comprometida quando, em plena adolescência, lhe anunciaram que não podia ser bailarina devido à sua compleição física inapropriada. No entanto, a sua vontade, teimosia e persistência contrariaram essa premonição a ponto de se poder orgulhar de viver da profissão de freelancer - numa carreira artística tão nobre como a dança e que dura há 22 anos.
No decorrer do diálogo travado com a turma, a bailarina e criadora Leonor Keil sublinhou a necessidade de se “alimentar” constantemente, a fim de conseguir reinventar-se na arte da dança. Para isso, procura ver filmes e exposições, assistir a concertos e a peças de teatro, ou seja, busca a aprendizagem permanente através de outras formas de arte, de modo a sentir-se motivada e capaz de surpreender o seu público.
Na parte final da conversa, a artista levantou um pouco o véu sobre o evento de estreia do Guidance (Festival Internacional de Dança Contemporânea), “Se um Dia Precisares da Minha Vida Vem e Toma-a”, da autoria do coreógrafo vimaranense Vítor Hugo Pontes, no qual teria uma parte ativa. Os alunos, mais uma vez, tiveram a sorte e o prazer de poderem assistir ao maravilhoso espetáculo de dança contemporânea, inspirado na obra “A Gaivota”, de Tchekhov.
Em meu nome e dos alunos, agradeço muito à Dra. Sandra Barros, responsável do serviço educativo do CCVF, pela oportunidade única que nos concedeu de interagirmos com a brilhante bailarina Leonor Keil e de desfrutarmos de momentos inesquecíveis durante a sua atuação em parceria com um elenco de qualidade excecional, que nos deixou culturalmente mais ricos e mais propensos a valorizar devidamente este tipo de eventos.
Ficamos todos agradecidos e enaltecemos o verdadeiro serviço educativo protagonizado por um equipamento cultural tão dinâmico na nossa cidade, do qual nos podemos orgulhar sempre. Bem haja!

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe