Jornal em Movimento
Pesquisa

Visita ao Paço dos Duques e Museu Alberto Sampaio
Por Engrácia Bastos (Professora), em 2015/02/271021 leram | 0 comentários | 185 gostam
Alunos do 11ºD realizaram visita de estudo ao Paço dos Duques e ao Museu de Alberto Sampaio.
Lucas Freitas
No dia 26 de fevereiro, a turma D do Curso Profissional de Turismo Ambiental e Rural realizou uma visita de estudo ao Paços dos Duques de Guimarães e ao Museu de Alberto Sampaio, no âmbito das disciplinas de Turismo e Técnicas de Gestão e História e Cultura das Artes. De salientar que esta visita de estudo foi dinamizada pela diretora de curso, Engrácia Bastos, mas contou com a presença dos docentes de História e Cultura das Artes e de Geografia.
Saímos da escola por volta das 14 horas e 30 minutos e chegámos ao Paço dos Duques de forma rápida, uma vez que privilegiámos os caminhos mais acessíveis. Após a chegada, aguardámos um breve momento e, de seguida, pudemos dar início à visita, guiada pelo assistente técnico Carlos Carvalho. Na primeira interação com o guia, colocou-nos algumas questões muito interessantes, tendo-as abordado sempre de uma forma muito engraçada. Começou com uma pequena introdução acerca do ano de construção do palácio e da riqueza que nele estava encerrada, falou-nos também da pessoa que o mandou construir na antiguidade e de muitos outros pormenores engraçados. Entretanto, dirigimo-nos para o piso superior onde estivemos em salas enormes com peças muito antigas, com cerca de 400 anos, e até mais. Vimos tapeçarias enormes e objetos muito valiosos. O guia contou-nos várias lendas sobre a antiguidade e contou-as de uma forma muito engraçada, provavelmente para tornar a visita mais entusiasmante. Lendas que certamente não conhecíamos e até curiosidades muito interessantes de saber. Tivemos oportunidade também de entrar em dois tipos de quartos, em que nos deparámos com os tamanhos reduzidos das camas, os tapetes presentes e os inúmeros objetos. Havia muitos detalhes interessantes que o guia teve ocasião de mostrar e de explicar, depois, entrámos na sala de armas, sendo, na minha opinião, a mais fascinante. Observámos vários tipos de armas, de diferentes séculos e de grande porte, armaduras, entre outros objetos destinados aos guerreiros. Voltámos, novamente, ao piso abaixo, onde visitámos a capela e, em seguida, regressámos ao local onde estivemos inicialmente, em que o guia nos informou sobre a loja presente no palácio e outras partes constituintes, como obras de José Guimarães.
Após a primeira parte da visita, saímos em direção ao Museu de Alberto Sampaio, onde fomos recebidos pela Dra. Sónia Silva e pela Dra. Rosa Saavedra, responsáveis do serviço educativo da instituição, sendo a turma dividida em dois grupos. O meu grupo foi conduzido pela primeira anfitriã, tendo, também, sido acompanhado pela Dra. Engrácia Bastos.
Na primeira abordagem, a Dra. Sónia contou-nos a história associada à Nossa Senhora da Oliveira e, em seguida, começámos por visionar algumas peças com vários estilos artísticos e diversas pinturas e esculturas em talha dourada e frescos de figuras antigas. Observámos também um pequeno presépio muito engraçado com as figuras referentes ao mesmo.
Após tudo isto, voltámos à receção aonde demos por terminada mais uma visita de caráter cultural.
Com isto tudo quero deixar mais um obrigado à Dra. Engrácia Bastos por nos ter proporcionado esta visita, que foi muito interessante e culta para todos os alunos presentes.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe