Jornal em Movimento
Pesquisa

Visita de estudo a vários locais no Porto
Por Engrácia Bastos (Professora), em 2014/06/061412 leram | 0 comentários | 227 gostam
A turma do 10º ano, do Curso Profissional de Turismo Ambiental e Rural, realizou uma visita de estudo a diversos locais no Porto: Aeroporto Sá Carneiro, Palácio da Bolsa, Museu S.Francisco e Torre dos Clérigos.
Lucas Freitas, 10º D

No passado dia vinte de maio, a turma D do 10º ano, do Curso Profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural, da Escola EB2,3/S Santos Simões, realizou uma visita de estudo a vários locais da cidade do Porto, no âmbito das disciplinas de Turismo e Técnicas de Gestão, Técnicas de Acolhimento e Animação, História e Cultura das Artes e TIC.
Como planeado, saímos da escola pelas oito horas e trinta minutos, numa pequena camioneta com destino ao Porto, na companhia dos docentes Engrácia Bastos, Manuel Cunha e Raul Mesquita.
Mais uma vez tudo isto foi possível através da docente Engrácia Bastos, que é professora de três disciplinas e também diretora de turma e de curso.
Após uma viagem tranquila, chegámos ao Porto, mais precisamente ao Aeroporto Sá Carneiro, com alguma antecedência da hora previamente agendada. Assim, tivemos de aguardar um pouco para que pudéssemos ficar a conhecer melhor a estrutura do Aeroporto. Posteriormente aproximou-se a hora de nos dirigirmos ao espaço Aerolândia, onde fomos acolhidos pela anfitriã Daniela, pessoa incumbida de nos dar a conhecer as zonas do Aeroporto que não estamos tão acostumados a ver. Tivemos de pôr um autocolante para sermos identificados como uma turma que ia fazer uma visita de estudo e não sermos confundidos com passageiros ou respetivos familiares. Além disso, tivemos de passar pelo detetor de metais, o que foi muito interessante, pelo que deu para ficar a saber um pouco mais sobre os procedimentos a serem feitos quando se viaja. Entretanto, já estávamos do outro lado do Aeroporto, onde tivemos oportunidade de perceber como se efetua a recolha das malas após as viagens, como se procede à entrada nos aviões e muitos mais pormenores. A guia deu uma pequena explicação sobre as companhias de aviões e regras a observar quando se viaja. Com isso demos entrada num pequeno autocarro, sendo a parte que achei mais interessante, pois tivemos possibilidade de estar próximo dos aviões e, dessa forma, pudemos apreciá-los muito mais perto do que habitualmente. Durante o trajeto, visualizámos o quartel dos bombeiros, que estão postos para intervir de imediato na eventualidade de ocorrer algum acidente. Depois fomos para um local onde pudemos ver a descolagem do maior avião da companhia aérea portuguesa, TAP.
Num momento posterior, voltámos ao interior do aeroporto para continuarmos a visita de estudo. Fomos conduzidos para o piso de cima, onde a guia falou dos objetos/produtos que não podem ser levados pelos viajantes quando embarcam, tendo-nos mostrado alguns exemplares expostos em vitrinas. Vimos também os trofeús que o Aeroporto ganhou, sendo o terceiro classificado a nível da Europa. Explicou-nos, ainda, como se efetua os check-in. Com tudo isto, por volta do meio-dia e trinta minutos, a visita ao Aeroporto estava terminada, mas não nos despedimos sem primeiro posarmos para uma foto de grupo. Finalmente, despedimo-nos e agradecemos à guia Daniela que esteve connosco e que teve a gentileza de nos oferecer rebuçados.
De imediato abandonámos o local e dirigimo-nos para a nossa camioneta.
Como estava a aproximar-se a hora do almoço, deslocámo-nos para o centro comercial “Mar Shopping”, onde almoçamos e aproveitámos para conhecer um pouco as lojas. Por volta das duas horas e vinte minutos da tarde, partimos em direção ao Palácio da Bolsa. A camioneta deixou-nos mesmo à porta do palácio. Demos a entrada e fizemos a visita com um guia que nos falou um pouco sobre a cidade do Porto na sua antiguidade. Prosseguimos e ficámos a conhecer mais sobre os salões e as assembleias presentes, onde faziam julgamentos. Atualmente, algumas daquelas salas servem para a realização de reuniões. O salão árabe era, sem dúvida, o mais belo e faustoso. Esta foi uma visita mais pequena mas logo de seguida partimos com destino ao Museu S. Francisco, que também foi deveras interessante. Acolhidos por um guia muito culto, que nos falou dos vários estilos gótico e barroco presentes nas paredes e pilares do edifício. Os séculos que demorou a sua construção e também da forma como os frades daquela época, que eram muito reconhecidos e que eram sepultados dentro da própira Igreja. Saímos da igreja e fomos para um outro lado onde nos deu a conhecer importantes frades e onde também vimos vários nomes escritos nas paredes. Por último, o guia falou-nos sobre aquelas pequenas estátuas, o seu ano e a simbologia de cada uma delas. Também foi um local que achei muito interessante, pois é sempre bom saber sobre antepassados. Também aqui tirámos uma foto de grupo para recordação futura.
Seguidamente caminhámos por ruas ingremes até ao último local pretendido da visita - a Torre dos Clérigos. Tivemos de subir cerca de 190 escadas com tamanhos diferentes, mas foi um momento único, pois também pudemos apreciar a vista deslumbrante sobre o Porto, que considero magnífica.
O dia estava a chegar ao fim, mas ainda fomos visitar um pouco da estação de S. Bento, por onde passam, diariamente, centenas de pessoas e turistas. Aqui contemplámos os lindos painéis de azulejos.
Por fim, tivemos a oportunidade de lanchar e de voltar para a camioneta, a fim de regressarmos à nossa escola.
O tempo não ajudou muito, porém, não nos impediu de visitar locais extraordinários e interessantes no Porto.
Nada disto seria possível sem o empenho da nossa professora Engrácia Bastos. Por isso, desde já, lhe ficamos muito gratos pelas belas visitas de estudo que nos tem proporcionado.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe