Jornal em Movimento
Pesquisa

Visita de Estudo Central hidroelétrica
Por Rui Magalhães (Administrador do Jornal), em 2014/05/201146 leram | 0 comentários | 229 gostam
Visita de Estudo
Central hidroelétrica do Alto Lindoso/ Porta do Mezio/ Vila do Soajo
No passado dia 8 de Maio, os alunos das turmas do 10ºB, 10ºD, 11ºC e 12ºA2 rumaram ao PNPG e realizaram uma visita de estudo à Central Hidroelétrica do Alto Lindoso, à Porta do Mezio e à Vila do Soajo, no âmbito da disciplina de Geografia e, no que concerne à turma 10ºD,do curso profissional, no âmbito da disciplina de ADR. O principal intuito desta visita foi proporcionar uma melhor compreensão do património natural e cultural presente no PNPG, especialmente na Serra do Soajo, onde se encontraram também testemunhos de um passado surpreendente das gentes da Vila do Soajo. Com isto, desenvolvemos o espírito de observação e interpretação, como forma de compreender o presente e perspetivar o futuro assim como, se proporcionaram momentos de lazer e convívio entre as turmas envolvidas.
Partimos da escola por volta das 9 horas e chegamos à central hidroelétrica do Alto Lindoso perto das 10:30 horas. Durante o percurso tivemos inúmeros momentos de diversão acompanhados, quando necessário, das explicações dos professores responsáveis.
De seguida, já na central hidroelétrica do Alto Lindoso, fomos acompanhados numa visita guiada às instalações subterrâneas, onde tivemos oportunidade de ver como funciona a criação de energia hidroelétrica. A descida no túnel, de autocarro, foi um dos momentos mais empolgante para todos, tornando esta viagem única e inesquecível.
Partimos depois para a Porta do Mezio, onde almoçamos em convívio e onde pudemos explorar uma réplica daquilo que é o Parque Nacional Peneda-Gerês. Aí foi nos mostrado um vídeo de toda a biodiversidade existente no PNPG.
Seguimos depois para a Vila do Soajo, com um magnífico enquadramento na paisagem envolvente onde, em aproximadamente 2 horas, baseados no guião da visita, exploramos a sua história, o legado cultural e, acima de tudo, contactamos com as suas gentes. Por fim, realizamos a viagem de regresso à escola, onde chegámos por volta das 18:00 horas.
Na minha opinião, os objetivos da visita foram alcançados com sucesso. Tenho ainda de destacar a forma cívica e ordeira como os alunos se comportaram ao longo de toda a visita, num clima de agradável convívio, assim como agradecer aos professores que nos acompanharam pelos momentos agradáveis proporcionados.

Rodrigo Rodrigues - 12º A2

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe