Jornal em Movimento
Pesquisa

Visita à Take A Walk - Indústria de Calçado, Lda.
Por Engrácia Bastos (Professora), em 2017/05/251325 leram | 0 comentários | 208 gostam
Turmas do Curso Profissional de Comércio (10º e 11º anos) realizaram visita de estudo à empresa Take A Walk - Indústria de Calçado, Lda., em S. Torcato - Guimarães.
No dia 25 de maio de 2017, as turmas do curso de Comércio da Escola Santos Simões (10ºE e 11ºE) participaram numa visita de estudo à empresa Take a Walk – Indústria de Calçado, Lda., em S. Torcato, Guimarães, no âmbito das disciplinas de Economia e área técnica do curso, sendo os alunos acompanhados pelas docentes Engrácia Bastos, Alice Pereira e Lucília Cardoso.
A nossa receção na empresa esteve a cargo da sócia-gerente, D. Salomé Almeida, e da responsável do departamento administrativo-financeiro, Dra. Fratelina Meira.
Iniciamos a visita pelo armazém das matérias-primas, onde tivemos oportunidade de observar inúmeros lotes de pele de cores e tipos diversos, tendo a anfitriã aproveitado para questionar os alunos sobre a unidade de medida das peças de pele (pés) e a sua conversão em metros quadrados. Além disso, referiu o custo médio dos diferentes tipos de pele e os países de origem (Espanha, Itália e Portugal). Relativamente aos lotes de pele, explicitou as características principais, a proveniência de animais suínos, bovino, caprino, ovino e búfalo. Com o auxílio de um colaborador demonstrou o corte da pele de modo a otimizar o consumo e minimizar o custo de produção.
Entretanto passamos à secção fabril, onde foram prestados esclarecimentos sobre a função desempenhada pelos diferentes colaboradores e máquinas específicas. Pudemos constatar que as formas para os vários modelos fabricados eram reutilizados na produção de outras lotes de produtos.
Seguidamente, por sugestão da nossa anfitriã, visitamos o gabinete de investigação & desenvolvimento de novos modelos, ou seja, o departamento criativo da empresa, onde se concebe amostras de calçado com design moderno e inovador.
Por último, dirigimo-nos para um setor onde se encontravam expostos alguns exemplares dos modelos de calçado, sobretudo feminino, produzidos na empresa. Neste espaço os alunos colocaram algumas questões à responsável da empresa, nomeadamente sobre os mercados de destino dos produtos, a concorrência, o preço de venda, o meio de transporte utilizado, entre outros. A D. Salomé esclareceu que a sua empresa apenas produz para exportação, sendo os principais clientes do Norte da Europa e Europa Central, sendo um da Nova Zelândia. Em relação ao preço de venda ao público pelas lojas, é cerca do triplo do preço à saída da Fábrica.
Esta empresa só produz em conformidade com as encomendas efetuadas pelos clientes e recorre muito a subcontratação, uma vez que o espaço afeto ao setor fabril é limitado para o volume de encomendas.
Sendo uma média empresa do setor do calçado, nunca tinha recebido visita de estudantes, o que é motivo de orgulho da nossa parte, pela abertura à comunidade escolar.
Por fim, foram reservados alguns momentos para os agradecimentos e para uma foto do grupo para memória futura.
As docentes e os alunos estão muito gratos à proprietária da empresa por ter disponibilizado cerca de duas horas do seu trabalho e da responsável financeira para nos conduzirem aos diversos setores da empresa, partilhando connosco o seu saber e experiência acumulada.


Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe